As várias nuances das migrações

refugiados_marcha01

Estava passeando pelo FB e me atentou um link que mostrava 20 cidades que haviam sido abandonadas. Entre elas Bento Gonçalves, MG, devastada pela lama tóxica. Dallol, na Etiópia, virou cidade-fantasma por conta dos altos níveis de calor. Chaitén, no Chile, foi soterrada pelas cinzas de um vulcão. As fantásticas Ilhas Marshall, país-arquipélago na Oceania, estão desaparecendo por conta do aquecimento global. Muitas outras cidades e países estão perecendo pela ação devastadora das mudanças climáticas ou, simplesmente, pela ação do homem. Acidentes como Chernobyl, contaminação por chumbo, zinco e mercúrio são sequelas da era industrial e do consumo.

Vamos aos fatos. Essa erupção de desastres mostram consequências cada vez maiores para a população mundial. Para onde vão as pessoas que são obrigadas a deixar suas casas, sobreviventes do cataclisma global? Desocupação, mudanças, campos de refugiados e migrações passam, de repente, a fazer parte do cotidiano de quem nem tava ligado que uma coisa dessas podia cair dos céus. Velhos, crianças, mulheres e homens perdidos em busca de um lugar novo pra viver.

Numa civilização baseada em propriedade privada, essas pessoas deixam suas posses ao deus-dará. Passam a necessitar dos bons tratos das organizações que cuidam de alojar o maior número de pessoas possível. Nada contra essas organizações. Fazem seu trabalho da maneira que podem. Mas, pensando alto, se a tendência for uma radicalização das intempéries causadas pelas mudanças climáticas, esse número vai aumentar exponencialmente.

A pergunta é: estamos preparados para lidar com esse possível fluxo migratório? Eu não consigo enxergar nas políticas dos países ricos, principalmente os EUA e Europa, uma flexibilização para aceitar os migrantes de todas as partes do planeta. Viveremos diásporas por todas as partes.

Creio, portanto, que deveríamos ampliar esse debate para tentar mitigar um processo que parece insexorável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s