As Gambiarras Urbanas (revisitado)

O termo Gambiarra expressa precariedade, ilegalidade. Ele pode servir também para o senso comum definir qualquer desvio ou improvisação aplicados a determinados usos de espaços, máquinas, fiações ou objetos antes destinados a outras funções ou corretamente utilizados em outra configuração. Os fios são gambiarras institucionalizadas como infraestrutura necessária para a vida. Não nos atentamos com o fato de construirmos uma sociedade que se expande na precariedade. Que se desvela por um simples clique da fotografia do cotidiano.

Um clique que nos mostra a fragilidade de todo um sistema elétrico. Uma infraestrutura tão precária que podemos imaginar que o sopro de um furacão, um balanço de um terremoto, ou mesmo uma pequena erupção de uma população insatisfeita possa gerar, porque não, um desligamento, temporário ou permanente, de uma infraestrutura tão preciosa para os habitantes do século 21.

Diga adeus a tua geladeira, pra adega de vinhos bacanas, aos eletromésticos, ao chuveiro elétrico, bye bye internet e sua conexão virtual.

Se quisermos pensar no futuro. Nas pequenas possibilidades que expandem a nossa sobrevivência. Teremos que entender, na teoria e prática, como funciona toda essa bagaça. Precisamos, mais do que ser usuários, assumir a produção coletiva de energia. Nem que seja para ligar uma luz de LED, um computador, um roteador WiFi ou produzir água quente para um banho de gato. Nem preciso dizer que temos também que nos empoderar de tecnologias subjacentes como a replicação das redes de computadores, ou melhor redes ad hoc, nas quais um computador consegue estender a conexão ao computador mais próximo e assim por diante.

O recado é esse. Os fios se tecem sobre nossas cabeças e só os percebemos quando olhamos para cima. Esse olhar singular dos fios elétricos traz uma inserção da gambiarra para o contexto da contemporaneidade. E para a precariedade que estamos inseridos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s