Apenas 2 graus

seca_catastrofe70x70.jpg

São apenas dois graus celsius que esquentam o planeta. O que podem esses dois graus fazer? Um planeta tão grande. Dois graus não vão me tirar do cotidiano. Ainda mais, posso ligar o ar-condicionado em plena força e esfriar o meu próprio ambiente. Aliás, o que importa. Uma cerveja gelada para refrescar a alma.

Se é assim que você pensa em enfrentar o aumento global da temperatura, vou dizer: não vai rolar.

A primeira coisa que precisa saber é que as mudanças climáticas estão acompanhadas de uma outra tragédia. O esgotamento das matérias-primas energéticas. E, mesmo que você tenha a disposição um pouco de petróleo pra queimar pra gerar uma energia extra pra fazer teu ar condicionado bombar, as emissões de CO2 somarão as emissões dos coleguinhas que tiveram uma ideia parecida catalizando ainda mais o caos.

É urgente transformar radicalmente a matriz energética.

Deixando de lado que tudo pode piorar. Vamos focar nas consequências imediatas do aumento de dois graus. Não sou climatologista para apresentar um mapa detalhado do que pode acontecer. Mas com certeza o aumento da temperatura planetária vai além do descongelamento das geleiras e das tentativas frustradas dos ursos polares em fugir das condições adversas.

O degelo aumenta a quantidade de água em estado liquido e gasoso. Logo, é de se imaginar que os oceanos vão também elevar sua altura. Pesquisas muito conservadoras apontam para uma elevação de um metro até o final do século. Esse aumento é muito? é pouco? O oceano tem aumentado aproximadamente 2 mm por ano. Isso significa que brevemente, muito antes do final do século, as zonas adequadas para o berçario dos peixes estarão alteradas de forma a romper com o ciclo da muitas espécies. Somada à acidificação oceânica, ou seja, a diminuição do pH nos oceanos. Causada pelo aumento do gás carbônico atmosférico, que se dissolve na água, alterando o equilíbrio químico. Pra quem gosta de sushi, isto é um mau agouro!

Não para por aí. O aumento de dois graus na temperatura modifica a pressão atmosférica, o vapor d’água invade a atmosfera fazendo com que os ventos deixem de soprar como antigamente, e desviam as chuvas de onde tradicionalmente ocorriam. Logo, as bacias, que outrora eram inundadas pelas águas da chuva, começarão a secar. Isto tudo ocorrerá, principalmente, nas regiões equatorianas e subtropicais. O México, a China, a parte mediterrânea da Europa e com certeza a África passarão a conviver com uma seca crônica. Seca significa falta dágua e comida. As plantas morrem, os animais também. Nem vamos falar do aumento de ocorrências de furacões e tornados.

Quem mora nessas região não ficará muito feliz. Vão tentar fugir o mais rápido possível. Hordas de migrantes vão correr para as áreas mais protegidas do planeta. Agora, você sacou o motivo do muro do trump? los mejicanos no son bienvenidos.

Vislumbramos um mundo com poucas possibilidades. Um estado fascista que tenta segurar as mudanças climáticas com fórmulas heterodoxas. Acreditando que o investimento na tecnologia de ponta vai salvar a humanidade (#sqn). Até agora não fizeram nada. Por que acreditar que isso vai dar certo?

E, por outro lado, a auto-organização de pessoas comuns em busca de ambientes sustentáveis, pequenas comunidades e ecovilas. Com tecnologias tradicionais e energia limpa poderiam dar um novo recomeço para a humanidade. Um mundo hippie na sua essência.

Você sabe onde vai querer estar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s