Nota sobre a educação no Brasil

gc3aanero-e-educac3a7c3a3o-histc3b3ria-de-desigualdades-2

Hoje li (ou melhor,passei  os olhos) por um artigo na exame que defende a desobrigatoriedade do ensino de disciplinas fundamentais. O argumento é que a sociedade atual tende a sair fora das caixas. A obrigatoriedade não produz subjetividade.

Esse é um tema complicado. Porque os fins não justificam os meios. Até concordo que a elegibilidade das disciplinas deveriam ser flexiveis. Mas como? É aí que mora o perigo.

O ‘como’ é o processo de se fazer algo. Na sociedade contemporânea esse ‘como’ deveria ser participativo e chamar para o debate as pessoas que estudam a educação, tanto do ponto de vista pedagógico como o impacto das tecnologias na sociedade e na construção do sujeito. Logo, não se faz educação por decreto.

O projeto é ruim não só pelo que entrega (embora nem me interessa entender o que poderia trazer de bom). O processo de criação, desenvolvimento, debate é inexistente. A consultoria do ministério da educação não tem competência para atender essa demanda. A burocracia é sempre burra.

Anúncios

2 respostas em “Nota sobre a educação no Brasil

  1. vc jura que acha que esta MP traria algo de bom à nossa educação?
    (tb não tenho o menor interesse de saber as vantagens, só fica a sensação de impotência e absurdo cada vez maior)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s