Um portal para o futuro

lambert_teste_02

Todas as evidências levavam a pensar que todo alvoroço de silício seria um portal para o futuro. Uma nova dimensão que nos introduzia a virtualidade como forma de sermos melhores pessoas. Mais generosas, colaborativas e, principalmente, envolvidas numa transformação espiritual.

Esta transformação do espirito não tem nada a ver com a religião. Portanto, nada de igrejinhas para fundamentar um pensamento que tem na capacidade das pessoas de se religarem com o espiríto humano. A promessa das redes era elevar o ser para um processo onde a preocupação de um com o outro nos traria as benesses da era de aquarius. Um retorno a ideologia hippie. Then peace will guide the planets, And love will steer the stars…

Erramos rude. Nada mudou de fato. Generosidade foi trocada pela palavra gratidão. São coisas diferentes. A generosidade transita como um fluxo de amor, enquanto a gratidão é uma palavra perigosa. Traz no seu sentido a ideia de agradecimento, de humildade. Mas quando usada de forma abusiva apenas escamoteia a vontade de subjugar. Não acredito na gratidão em rede.

Colaboração, então, virou papinho para conseguir trabalho de graça. Colabora aqui que vai ver Paris!. Colaboração pressupõe engajamento, mas via de regra colaboração é um modo de produção. E, todo modo de produção atua num sistema. No capitalismo, colaboração é muitas vezes apenas ‘mais valia’. Colaboração exige muito das pessoas e funciona muito bem quando podemos utilizar a ferramenta colaborativa no seu potencial.

Bora mudar o sistema, daí colaboração passa a ser um processo de inteligência coletiva. É disso que precisamos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s