A ineficência dos enormes grupos

times-ou-grupos-bruno-calderaro-2Tudo na Internet é escalável. Os nossos contatos tendem sempre a crescer, encontramos mais e mais amigos na rede. Sem muito alarde é fácil juntar 2000 amigos no fb, 1000 seguidores no twitter e outros tantos no Instagram. Mas o que significa isso?

Na verdade, não tem a menor coerência. Nada faz sentido. Amigos só são operativos quando existe uma relação envolvida. Amigo não é um contato no fb. Amigo é um leque de possibilidades. Ou como diria Foucault: cada um tem o que merece.

Eu sigo uma teoria de redes, uma ideia de massa e poder baseada nos trabalhos teóricos de Elias Canetti. A Massa é formada por indivíduos sociais, o importante na massa não é sua quantidade, mas sim se os indivíduos estão envolvidos socialmente uns com os outros. Por esse motivo, há grandes e pequenas massas. Massa é um comportamento, isto é uma forma de reagir a certos acontecimentos e reage a ele de forma padronizada e repetitiva.

Tudo que vira massa perde potência, ou seja, cresce tanto perde a singularidade, as coisas deixam de ser tratadas como uma explosão de possibilidades e se transformam em poder.

Para se manter atuante, com a potência à flor da pele, a massa não pode crescer. Ela tem que permanecer pequena o suficiente para que as singularidades existam e consigam se diferenciar e transgredir.

Pois, a tendência em rede é sempre crescer. Mas isso não é muito bons para os nossos negócios. Precisamos pensar em como trabalhar focado em projetos e colaborar nas ações intemediárias. As redes se formam de diversas maneiras, não existe padrões para o comportamento delas. É uma questão que tem a ver com o estar no mundo de cada um. Algumas pessoas conseguem se relacionar horizontalmente. Outras precisam mandar ou ser mandadas. É uma característica singular que não pode ser consumida pela massa.

Grandes grupos se comportam como tal. Quando viram algo, já não são. Em rede, a criatividade acontece sempre no pequeno. Small is beatiful 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s