Desvios

cd22bdc89ca7dd071175ce3f89e08784Estou buscando pelas coisas novas. Projetos de inovação, criativos pela própria natureza. Algo que realmente vai revolucionar as práticas do século 21. Tá difícil achar 😉

As respostas ainda são as mesmas. Não há nada mais inovador em termos de sociedade do que a proposta hacker por uma economia focada no valor das relações, redes, copyleft, colaboração e da capacidade de aprender em rede numa metodologia de acerto e erro. Esta proposta hacker tem alimentado as redes de debates, de vídeo-tutoriais e de quase toda ação que tem na generosidade de querer transferir conhecimentos de maneira livre e grátis o seu aspecto mais altruísta.

A ideia hacker é importada, passou por um processo de digitofagia e incorporou-se sobremaneira à cultura brasileira. Brasil is Hacker é uma condição de sobrevivência que encontramos nos puxadinhos tecnológicos. Diferentemente de outros conceitos também importados conseguimos ampliar o cenário hacker para tecnologias low-tech, descarte das indústrias e lixo eletrônico. E, de certa forma, entende-se que a revolução dos fazedores está em trabalhar nas soluções do possível. Usar a ferramenta que se tem à mão. A gambiarra traduz melhor o sentido e as diferenças dos fazedores em comparação com a atitude maker.

O mundo maker é limpinho. Tem o foco num ferramental que facilita a execução de projetos. Muito embora, em termos de criatividade ainda deixa a desejar, pois está focado na técnica e nas ferramentas que replicam aspectos inovadores. Está baseado em kits, nas coisas prontas, na matéria prima e na execução.

A criatividade, no entanto, está em outro lugar. Ela vive no domínio dos processos. Na potencialidade de desvios, de novos usos e do reaproveitamento das coisas que a sociedade não quer mais. No lixo é onde encontramos abundância de recursos e com valores acessíveis. A reciclagem e o reaproveitamento aparecem como possibilidade de futuro. Onde a criatividade de remixar processos, procurar atalhos e replicar o conhecimento fazem toda a diferença para um futuro possível.

Enquanto nada mais acontece vamos continuar procurando por desvios.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s