Um ofício

IMG_7079Estava olhando o instagram. Tenho muitos amigos que são excelentes fotográfos. Muitos deles estão na rua para sacar fotos. Sempre me espanto com a criatividade de cada um deles; dou um super curtir. Com orgulho de poder participar desse momento criativo. A fotografia se transformou com a distribuição pela internet. São mais talentos, mais ideias, mais facilidades de trabalhar com a tecnologia ótica e de impressão.

Nesse sentido, a técnica da fotografia foi otimizada. O conhecimento técnico foi incluído na tecnologia que usamos. E, cada vez mais transparente para o fotógrafo. Tirar fotos é mais uma questão do olhar. A impressão da captura é mediada por uma camada de softwares que ajusta brilho, contraste, sombras e luzes. A materialização da foto se dá num monitor que logo é distribuído numa publicação online.

O suporte é a tela do seu dispositivo. A arte digital acontece num ambiente rizomático, efêmero, caótico, que se conecta por uma rede de afetos. Acontece num ambiente de multidão. Onde cada um tem a liberdade de publicar na rede aquilo que ele considerar importante. Fotografar não é exclusividade dos fotográfos. Fotográfo é como qualquer outro. Assim como ser artista, dentista, agrônomo, psicólogo… todos em momentos de rupturas contemporâneas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s