Gambiologia em pedaços

gambi_carroGambiarra entendida como ato de fazer. Gambiarra que remixa, modifica, transforma e se mistura.

O improviso, a precariedade ou o ato de fazer passa a ser realidade. Pois qualquer pessoa com um computador conectado à rede e com um pouco de conhecimento e vontade de pesquisar tem a possibilidade de participar voluntariamente de um espaço cultural em movimento. No youtube podemos acessar ‘como fazer’ qualquer coisa. Existem tutoriais que nos ensinam de tudo.

A cultura digital possibilita esse acesso aos meios de produção. Facilita as atividades das pessoas comuns que passaram a usar o computador em substituição às ferramentas e meios de produção que outrora eram inacessíveis. Com a utilização de softwares é possível criar e editar arquivos de texto e imagens. E, quando nos apropriamos dessas ferramentas podemos ir muito mais longe. Nem o céu é o limite.

Essas facilidades se ampliam quando passam a ser distribuídas em redes, fazendo com que as pessoas conectadas por um computador possam trocar arquivos, projetos e ideias com qualquer outra pessoa ou grupos em qualquer lugar do planeta. Esse conjunto de ferramentas cria impacto na forma que a sociedade produz. Tanto do ponto de vista da técnica, onde novas ferramentas digitais estão disponíveis, como no processo de redificação da sociedade na qual as pessoas tem cada vez mais acesso aos meios de produção e distribuição.

A gambiologia se espalha aos pedaços. Ou seja, nem tudo está onde pode ser encontrado. Aprender a pesquisar é um ato de liberdade. Alguns preferem a facilidade do efeito Netflix. Com 20 reais por mês temos disponível aquilo que está livre (ou libertado dos grilhões do copyright). Cabe a você escolher que mundo digital vai viver. O caos absoluto, o desvio,a tentativa e erro, os acertos ocasionais… a ética hacker, a gambiarra. Ou nada disso, talvez a solução esteja na matrix.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s