Articulação

572187-970x600-1

Minha querida amiga Luciane Robic disse que “o mais importante no empreendedor é a sua capacidade de execução.” E, acrescenta: que poucos têm, não?. Prontamente, Fábio Mariano concordou e, brincou: Exato! Esta é a capacidade que eu persigo e ela foge de mim.

Eu concordo que a capacidade de execução seja um traço importante para qualquer pessoa que queira fazer algo. A entrega é o que há de mais tangivel no caos que existimos. Empreender é realizar e, não é exatamente se dar bem. A execução pode ser um ato solitário e desplugado do resto do mundo.

Então, pensei que empreender, não apenas no sentido de realizar como também o ato de desenvolver, traz à luz a necessidade de articulação. Somos seres que precisam das relações para poder sobreviver em sociedade. O capital social possibilita a existência de laços comunitários fortes capazes de garantir a ação coletiva. Esta ação coletiva agencia os enunciados e estruturam as redes de crenças e desejos.

Voltando, então, à atividade de empreender, percebemos que nesse fuzuê que vivemos – uma sociedade em crise institucional, cujas instituições garantiam as articulações em prol de uma continuidade do capital social – temos que reaprender a nos organizar. A entrada da Internet ampliou o contato entre as pessoas, mas não sei se com resultados satisfatórios para a ampliação da rede de articulação. Muitas tentativas acontecem, umas dão mais certo que as outras, mas a impermanência destas articulações acabam colocando muita coisa a perder. É tudo muito gasoso e dinâmico. Articulações funcionam muito bem no momento. No aqui e agora. Mas não perpetua.

Assim, a capacidade de articular está sempre fugindo das nossas mãos. Um ponto de fuga que nos faz entender as dificuldades de viver na corda bamba. Precisamos estar atualizados frente ao espirito do tempo para conseguir expandir. O contemporâneo busca esta multiplicidade de papéis, os compartilhamentos das ações, a colaboração como impulsor de movimento e o relaxamento dos direitos autorais para que todos possam usar as capacidades de criação para construir um mundo melhor para todos. E não apenas para poucos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s