Low-tech

525295_10150654715798061_928742791_n

A produção mundial de equipamentos eletroeletrônicos cresce a cada ano. A indústria trabalha com a ideia de obslescência programada, o que significa que ela sempre está oferecendo um produto novo no mercado. Mais potente, mais rápido e com características que deixam o teu equipamento totalmente fora de moda.

Para piorar, a indústria de software, para acompanhar os  amigos do hardware, provocam uma nova ordem de aplicativos, que consomem mais memória, mais processamento e sempre mais dinheiro dos usuários. Como podemos perceber, estamos fritos!!!

Uma das ideias para enfrentar essa bizarra situação seria provocar o consumo de tecnologia low-tech. Ou seja, enfrentar a obsolescência com equipamentos mais velhos e menos potentes tratando de desenvolver softwares livres para que a experiência de uso seja muito parecida com as high-tech promovidas pelas corporações. O google nos seus primeiros suspiros produziu uma tecnologia de cluster com 100 mil computadores velhos. Essa tecnologia capenga fez o sonho se transformar no google. E, nesse contexto é que a técnica da gambiarra faz todo o sentido. Enfrentar a crise com ideias que desviam o curso da tecnologia padrão.

Esse tipo de solução tem ajudado as comunidades de hackers a se desvincular da indústria para desenvolver projetos arrojados. Drones, arduinos, impressoras 3D, corte a laser e outras coisinhas a mais tem dado um novo impulso ao movimento maker. Pessoas estão fazendo a diferença e procurando uma nova maneira de produzir com a tecnologia que se tem disponível.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s