O sapo pula por precisão

22ago2002---um-sapo-pula-sobre-sacos-de-areia-para-contencao-das-aguas-do-rio-elba-em-lauenburg-alemanha-1379103554788_956x500

O ‘sapo não pula por boniteza. Pula por precisão’*. Sapo não pula para se mostrar. Pular é inerente ao sapo. Pula para a sua sobrevivência.

Assim como a nossa civilização destroi mundos por necessidade. Entendo que da maneira que estamos tocando as nossas vidas teremos mais uns cinquenta anos para decretarmos o estado de falência total. Meus netos estarão cobertos de uma nuvem de gás carbono. Impossível viver assim.

Não dá para esperarmos o tempo passar. Algo tem que ser feito aqui e agora.

As mudanças estão acontecendo. As tecnologias de informação e comunicação têm transformado o mundo de maneira profunda, não só no sentido de possibilitar um nível crescente de troca de informação mas também afetando as bases da sociabilidade, do sentido de comunidade e das diferentes formas de aprendizado.

A Internet pressupõe participação. As novas mídias sociais só funcionam porque as pessoas tem a necessidade de fazer circular a informação. Essa informação são conversas, são links, são blogs, twitters; São textos, imagens, sons que se espalham, se redificam.

São redes que permitam que as pessoas compartilhem informação, de forma dinâmica, processos de ensino-aprendizagem pontuais e auto-geridos, que em escala assumem uma natureza abrangente.

A lógica da aprendizagem distribuída é o efeito prático do modelo de trabalho imaterial. Assim, a estratégia de aprendizado distribuído estimula as pessoas a criarem rastros de aprendizado a partir de sua navegação cotidiana pela web, e possibilita que esses rastros possam ser agregados em outros ambientes a partir da adoção de microformatos.

Esses rastros se misturam na rede. Emergem nas comunidades. Falar é barato. O silêncio é fatal. Na internet, a participação é protagonista. Cada um é responsável pela sua ação em rede. Aquele que não publica não existe.

Creio que a Internet já nos mostrou que muitas das instituições estão com os dias contados. Organizações caóticas são responsáveis pelo download ilegal de música. Organizações que contam com pessoas não muito diferentes de mim ou de você. Não foi necessário colocar um curso online de como baixar música. O espaços informacionais estão sendo ocupados sem batalhas. Uma sociedade que começa a se constituir protagonista, fruto da essência hacker que se estabeleceu como o bom senso digital, implica na ativação de redes baseadas naquilo que cada pessoa compartilha, criando grupos emergentes de aprendizado e compartilhamento de referências. As pessoas aprendem em rede. E, ensinam quando seus pares validam o conhecimento.

No ensino, ao contrário do que sempre ocorreu, o professor terá de partir da experiência prática para o pedagógico. Isso significa que a escola começa se alimentar da inteligência coletiva que emerge da rede. Uma revolução não-televisionada, que rompe os muros da educação.

*Guimaraẽs Rosa em Sagarana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s