Efeito colaboração

colaboraO impacto da revolução digital não é absorvido pela sociedade da forma que esta revolução se constrói. Não é uma ruptura do capitalismo por um outro modelo. A ruptura está em hackear o capitalismo. Usar e abusar das suas contradições. Acho importante se atentar para essa diferença. Estou me referindo a um processo de cima para baixo. E para os lados. Revoluciona pela linguagem, pela ocupação dos espaços, pela oferta de recursos. Compartilhar interesses faz com que as pessoas se aproximem.

Colaborar é criar para a sociedade; O processo de criação, combinado ao desenvolvimento tecnológico e mais especificamente com a internet, tem se apresentado como uma forma de expressão humana. Este modo de produção, que me refiro, é o entorno econômico para produção de riqueza. E, neste sentido, o colaborativismo vem substituir (mesmo que seja numa parcela da economia) o paradigma da produção

Colaboração é um processo emergente. De baixo para cima. Encontramos a colaboração as margens de qualquer modo de produção. Colaborar e cooperar são palavras distintas. Colaboração é a palavra de ordem da nova economia. Não é apenas uma partilha ou uma cooperação. Colaboração vai além. Significa engajamento das pessoas aos projetos. Sem controle específico. Um processo de criação onde pessoas conversam com pessoas.

No mundo presencial as pessoas são separadas pela distância. Por causa da vastidão da terra diferentes culturas se desenvolveram. Pessoas vivem em países separados, divididos por fronteiras e, as vezes, por muros com soldados e armas. Na Web as pessoas caminham juntas – se conectam – pois estão interessadas nas mesmas coisas. Eles se movem para um comum. E, se preocupam juntas.

Essa é a nova mídia. Pessoas conversando com pessoas. Afinal, os mercados são conversações. E nesse caos coletivo surgem grandes projetos. E todo o conhecimento que está sendo catalisado pela rede é fruto da conversação de um monte de pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s