As 10 variáveis do Marketing Hacker

Falar de ética, amor e reputação é muita viagem para que os mercados entendam a força do Marketing Hacker.

É um tanto vago definir uma estratégia de ação baseada numa filosofia de negócios diferente dos esqueminhas tradicionais.

Resolvi elencar os pontos importantes para uma prática não usual.

  1. Tire o foco do teu próprio umbigo. O egocentrismo dos empreendedores é um tiro pela culatra. Muitas vezes acreditamos que as nossas idéias e projetos são imprescindíveis, mas os usuários não pensam assim. Eles tem umbigos próprios, e normalmente pensam diferente do que gostaríamos. Tente elocubrar seus negócios do ponto de vista dos usuários. Deixe teus consumidores participarem das tuas ações. Não se feche, abra os olhos, e aguce teus ouvidos. Os mercados estão informando os caminhos.

  2. Relaxe. Não adianta querer crescer rapidamente. A Internet, embora acelere as nossas vidas, não é mágica. E nenhum coelho vai sair da cartola. Todo projeto requer uma estratégia a longo prazo. É bom começar a pensar no futuro ao invés do imediato.

  3. Tenha Bom Humor. Não significa que você deva ficar enviando piadas para todo mundo, e muito menos, deixar teu site como um papagaio português. O bom humor é uma ferramenta poderosa, pois alivia o stress do cotidiano digital.

  4. Tenha opinião. Fale com a tua própria voz, e deixe que as tuas palavras floresçam através dos bytes. A voz é uma dádiva, e estamos conseguindo resgatar o seu poder. Use e abuse das conversações.

  5. Não tenha medo. A Internet facilita a vida de pessoas corajosas. Seja destemido, e mostre a cara.

  6. Seja curioso. A Web é o lugar certo para desenvolver pesquisas. Nem sempre temos saco para desbravar o desconhecido, mas na Era do Conhecimento, ser curioso é fundamental.

  7. Seja um sonhador. Quem não gosta de sonhar? Deixe aflorar os teus pensamentos mais profundos, e descubra como fazer o sonho se tornar virtualidade.

  8. A Internet é mais do que um novo ambiente. É um novo mundo. Muito mais divertido do que qualquer outra experiência que já vivemos. Pois trata- se de uma convergência de muitas tecnologias. Então, não deixe este ambiente ficar sério demais… Divirta- se.

  9. Não entre em pânico. Errar é humano. Aprenda com seu erros espontâneos, e não com receitas seguras e procedimentos cautelosamente analisados. Aliás, esta é a forma de aprendizado da tentativa e erro. Sempre há espaço para desculpas.

  10. Converse mais. Lembre que os mercados são conversações.

O importante é seguir todos estas dicas concomitantemente. Temos que nos divertir e sonhar para liberar o nosso amadorismo. O amador ama o que faz, e assim transforma a angústia cotidiana em arte. Fazer o que gostamos é um ponto de partida para qualquer empreitada.

E conversar, abrindo nossa mente para ouvir as vozes dos mercados, e soltar o verbo…. Não deixe ninguém falar por você. A reputação deve ser construída individualmente.

Em resumo, estamos neste mundo para sermos humanos. Este é o truque, e assim, nos tornamos autênticos. Repita sempre: “Eu não sou uma empresa. Sou um ser humano” #hd2001

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