A desconstrução da técnica

Um dos argumentos filosoficos que tem influenciado meu trabalho, ou minhas gambiarras, está na tese de Heidegger sobre a desconstrução da metafísica padrão.

A crítica de Heidegger abarca uma moderna visão de mundo na qual a concepção de sociedade nasce no indivíduo e não do grupo social. Ao considerarmos a Web como um espaço que nasce a partir da conversação e da troca entre pessoas que compartilham interesses, observa-se que ela é espaço da pluralidade social, construído, desde o início, a partir da relação, da generosidade e da atividade voluntária entre os seres humanos. Designamos kairós (καιρός), como a concepção do tempo que se refere ao momento apropriado ou à oportunidade para que algo ainda não real, mas existindo como potência, se efetue ou aconteça.

Segundo Weinberger “O hyperlink rompe a barreira do tempo, do espaço, do idioma e do bom senso. Uma transformação mais filosófica que tecnológica”. A Web é um mundo compartilhado, que estamos construindo juntos. Weinberger apresenta um mundo não-sequencial e repleto de pedaços de informações e construções cujas narrativas nos dão o contexto da informação, independente de um centro disseminador. Esse processo de construção seria caracterizado por uma ruptura dos contêineres do tempo e do espaço. Nesse sentido, a Internet pode ser entendida como um novo lugar. Um ambiente diferente. Internet não é apenas uma nova mídia, um canal de comunicação, mas um novo lugar propício para as conversações e, como conseqüência, para uma sociedade colaborativa. O tempo (ou não tempo) da Internet é kairós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s