Estamos fundidos ;-)

louvre2Quando eu comecei a pensar nas redes como um meio lógico para o desenvolvimento da civilização acreditava, utopicamente, que a generosidade poderia mover mundos. Colaboração, subversão das hierarquias, reputação seriam os dispositivos para a transformação radical da sociedade.

Estava parcialmente equivocado. Sim, a revolução digital transformou o nosso mundinho. Tudo ficou mais rápido. Mais efêmero e mais fake.

O otimismo de outrora se tornou o plano B. Continuo otimista, mas não acredito mais que o homem vai conseguir desvendar o mistério da existência. Vivemos porque o tempo passa. E a morte não é solução. É apenas uma janela de oportunidade para quiça encontrar a força salvadora.

Por isso fiquei em silêncio. Um silêncio de palavras. Não tive mais vontade de colocar a boca no trombone virtual. Um grito que não fazia sentido repercutir nas minhas redes. Ficar calado é sempre a melhor resposta para não enfrentar a realidade.

Mas calado não fiquei. Apenas transformei o texto em imagens. E com as imagens foi possível manter uma conversação mais sútil e delicada. As imagens falam por si aquilo que o outro pode ouvir. Muitas vezes fere. Não pelo veneno da língua. A imagem te joga no real sem bater à porta.

Não vivemos mais os tempos dos grandes discursos. É muita informação para perder tempo com palavras jogadas numa timeline. Será que tecnologia está nos emburrecendo?. A informação diária dos meios de comunicação se adaptam aos novos tempos. Ou melhor, os discursos, antes articulados, agora passam a ser distribuídos em 140 caractéres. O jornal se tornou mobile. A informação cada vez mais imagética. Acho que não fui eu só que cansei… estamos fundidos 😉

4 respostas em “Estamos fundidos ;-)

  1. Não nos esqueçamos das nossas utopias! O otimismo deve perdurar! Como disse Bauman:
    “Não vejo mudanças radicais muito em breve, mas estou seguro de que estão no programa.”

Deixe um comentário

