Estamos fundidos ;-)

louvre2Quando eu comecei a pensar nas redes como um meio lógico para o desenvolvimento da civilização acreditava, utopicamente, que a generosidade poderia mover mundos. Colaboração, subversão das hierarquias, reputação seriam os dispositivos para a transformação radical da sociedade.

Estava parcialmente equivocado. Sim, a revolução digital transformou o nosso mundinho. Tudo ficou mais rápido. Mais efêmero e mais fake.

O otimismo de outrora se tornou o plano B. Continuo otimista, mas não acredito mais que o homem vai conseguir desvendar o mistério da existência. Vivemos porque o tempo passa. E a morte não é solução. É apenas uma janela de oportunidade para quiça encontrar a força salvadora.

Por isso fiquei em silêncio. Um silêncio de palavras. Não tive mais vontade de colocar a boca no trombone virtual. Um grito que não fazia sentido repercutir nas minhas redes. Ficar calado é sempre a melhor resposta para não enfrentar a realidade.

Mas calado não fiquei. Apenas transformei o texto em imagens. E com as imagens foi possível manter uma conversação mais sútil e delicada. As imagens falam por si aquilo que o outro pode ouvir. Muitas vezes fere. Não pelo veneno da língua. A imagem te joga no real sem bater à porta.

Não vivemos mais os tempos dos grandes discursos. É muita informação para perder tempo com palavras jogadas numa timeline. Será que tecnologia está nos emburrecendo?. A informação diária dos meios de comunicação se adaptam aos novos tempos. Ou melhor, os discursos, antes articulados, agora passam a ser distribuídos em 140 caractéres. O jornal se tornou mobile. A informação cada vez mais imagética. Acho que não fui eu só que cansei… estamos fundidos 😉

Anúncios

4 respostas em “Estamos fundidos ;-)

  1. Não nos esqueçamos das nossas utopias! O otimismo deve perdurar! Como disse Bauman:
    “Não vejo mudanças radicais muito em breve, mas estou seguro de que estão no programa.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s