O fim das artes como conhecemos

O fim dos negócios como conhecemos foi repetido inúmeras vezes como um mantra do início dos anos 2000. O mundo está sendo transformado pela entrada da tecnologia social no cotidiando das pessoas. Colaboração e generosidade se transformam nas moedas de trocas, ou seja a remuneração está sendo gradualmente substituida pela reputação.

Na web, o silêncio é fatal. Existir é ser visto. E. nesse sentido a web tem se mostrado cada vez mais potente. Somos vistos no FB, no Instagram, nas redes sociais. Não importa muito qual é o interesse de cada um. Importa mesmo é a ação. 

Nas artes não é diferente. Pelo lado da produção, a tecnologia vem descontruindo a técnica. Por exemplo, a fotografia analógica era basicamente técnica. As lentes, o filme, o controle de luz e velocidade deram os tons e as sombras e principalmente a organização dos trabalhos de pré produção fizeram a diferença entre amadores e profissionais. Nos tempos do digital este processo é canalizado para a pós produção. O photoshop veio pra ficar. E, de certa forma, amplia e facilta o olhar do fotografo.

Esta desconstrução da técnica é um detalhe. Um detalhe que aumenta vertiginosamente a quantidade de fotografos e artistas. Os limites das artes estão cada vez mais acessados pelos amadores. Que diferentemente da conotação do não profissional significa aquele que ama o que faz. Nesse sentido, a tecnologia abriu as portas para os amadores. A arte está descentralizada e distribuída nas redes.

Na medida que as pessoas se apropriam das redes sociais, o espaço midiático que amplia as possibilidades de subjetivação e exposição imaterial, os amadores experimentam o diferente. ‘Somos todos aqueles que ousadamente armazenam e guiam ideias para onde só a imaginação alcança’. Negri & Hardt argumentam que todo trabalho imaterial é performance. E assim, se instala o fim das artes como conhecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s